sábado, 5 de janeiro de 2008

Carteira de motorista na Espanha

A carteira de motorista brasileira ainda não pode ser convalidada na Espanha. Os dois países chegaram a um acordo em setembro de 2007, mas a lei pode demorar muito tempo antes de ser aprovada (informação atualizada em http://www.brasilbcn.org/ESPANOL/cnh.htm).

Hoje, a única maneira de um brasileiro ter carteira de motorista espanhola é submeter-se às mesmas provas a que se submetem os que estão tentando obtê-la pela primeira vez: exame teórico e exame prático.

O primeiro passo é matricular-se em uma auto-escola e receber um livro de texto e um de exercícios que devem ser esmiuçados para o exame teórico. Considere a auto-escolas como um colégio particular que vai oferecer simulados, corrigi-los e tirar todas as dúvidas que possam surgir. Os simulados são praticamente obrigatórios para conseguir fixar as informações das mais de 200 páginas do livro. Dica: se tiver que escolher entre ler o livro ou exercícios, opte pelo segundo e por pedir explicações ao professor.

O segundo passo é submeter-se a horas de práticas com outros alunos que nem sequer sabem que a caixa de câmbio tem que ser usada com a embreagem. Normalmente as aulas são dadas em grupos de três alunos: você faz a sua hora de aula e passa outras duas horas de tédio no banco traseiro do carro enquanto os outros dois alunos fazem suas barberagens.

Para os que já sabem conduzir, as aulas práticas é o momento de reaprender: deixar passar todos os pedestres que estão nas faixas, parar em semáforos amarelos, olhar constantemente os espelhos retrovisotres com movimentos descarados do pescoço, entre tantas outras coisas que serão necessárias para convencer o examinador de que você fez tudo o que ele esperava. Este também é o momento de conhecer o local do exame, as avenidas que costumam ter carros parados em fila dupla, as linhas contínuas que os alunos costumam reprovar passando por cima, as esquinas em que se recomenda fazer uma dupla parada (uma antes do cruzamento e outra com melhor visibilidade), os semáforos em verde que não dão preferência total porque por ali passam ônibus e taxis, etc.

O último passo é o exame prático. Em Vigo, é realizado em uma região da cidade que tem os mesmos ou mais problemas de trânsito que qualquer outra. Basicamente, o exame dependerá da sorte: se o examinador é mais ou menos exigentes e o caminho que ele indica para ser seguido é mais ou menos compliado, se os outros condutores são mais ou menos pacientes, se a hora apresenta muito tráfego ou muita criança saindo da escola, se o número de transeuntes suicidas que decidiram sair pela rua é maior ou menor.

A taxa paga para os exames prático e teórico permite uma reprovação. A cada duas reprovações é exigida uma renovação e um número de aulas práticas obrigatórias entre um exame e outro.

Os preços variam dependendo da cidade e, por azar, os redondelanos estão vinculados a Vigo, que tem as tarifas mais caras da Galícia:

Matrícula: 165,88€
Um mês teoria para carteira do tipo B: 99,35€
Uma aula prática: 29,83€
Taxa para primeiros dois exames: 78,20€
Renovação em caso de duas reprovações: 228,39€

A título de exemplo, tirei minha carteira do tipo B (para carros normais) pagando um mês de teoria, dois exames práticos e quatro aulas por exame. Total do rombo orçamentário: 641,73€.

Um comentário:

Anônimo disse...

Que bom, precisa exibir uma foto dela.