segunda-feira, 26 de maio de 2008

Festa da Coca - A verdade

Talvez quem tenha lido ficou com uma má impressão. Imagino comentários como "Festa da Coca-Cola?", "Festa de apologia aos psicotrópicos?", "Finalmente um motivo para deixar de ler este blog."

Antes de tudo, calma. Para os afobados de pouca cultura, o que hoje em dia significa os que não sabem verificar dados no Google, relaxem. A Festa da Coca não foi feita em ode a nenhuma bebida com nome fantasia, muito menos com o intuito de oferecer aditivos gratuitamente à população.

A Coca foi um monstro (obviamente com presas, asas e rabo de serpente) que viveu há muito tempo atrás na Ria de Vigo. Mais de uma lenda conta a sua origem de maneira distinta, mas todas coincidem no fato de que, em seus anos de atividade, a Coca apareceu neste povoado e devorou as duas meninas mais belas que aí encontrou.

Os marinheiros redondelanos se rebelaram e decidiram ir ao ataque do monstro marinho. Mataram-no e recuperaram as jovens cativas ainda com vida de suas entranhas.

Desde então, a lenda da Coca é celebrada em Redondela, no dia de Corpus Christi, com as duas meninas mais bonitas do povo, acompanhadas dos marinheiros, que por sua vez são acompanhados de suas espadas. Uma alusão secular da luta do homem com o mal.

A coca e os personagens relacionados:


E aqui os tapetes de flores elaborados para a procissão de Corpos Christi.

4 comentários:

Anônimo disse...

Será que você vai resgatar a Cris com vida? Cuidado esse monstro é muito grande. Brincadeirinha hehehe.Mas a festa deve ser muito legal.Quanto a festa de Corpus Chisti que bonito! O povo ainda acredita em Deus em quase todo mundo, os enfeites da rua são feitos com muito carinho,aqui não é diferente.

Anônimo disse...

Finalmente consegui entender tudo sobre a festa da Coca. Só me restou uma dúvida: se existe diferença entre a de um litro e a de um litro e meio. rsrsr

Anônimo disse...

Oh! Queria fazer um comentário sobre os tapetes: estes tapetes são realmente "sem comentários", heim!

Anônimo disse...

Sobre os homens espadas, digo, com as espadas, chego até ter pena do dragão!Mas, ao que tudo indica, o dragão também era espada, né? Se minha afirmação está correta, penso que deve ter sido um duelo daqueles.